O software Dynamis para balanço de massa e energia pode ser aplicado em diversas indústrias. Entenda!
A DYNAMIS trabalha com ferramentas desenvolvidas internamente para diferentes propósitos. Uma destas ferramentas é utilizada para cálculo de balanço de massa e energia de diferentes processos. Este tipo de cálculo permite que seja feita uma análise rápida da situação atual do seu processo e ajuda na identificação de gargalos. Também é utilizada no projeto de novos sistemas, sendo útil para o dimensionamento dos equipamentos.
Uma destas ferramentas é nosso software interno para cálculo de balanço de massa e energia de diferentes processos. Este tipo de cálculo permite que seja feita uma análise rápida da situação atual do seu processo e ajuda na identificação de gargalos. Também é utilizada no projeto de novos sistemas, sendo útil para o dimensionamento dos equipamentos e na definição da melhor rota de processo.
Caso 01: Aplicação na Indústria de Papel
Por exemplo, a Dynamis foi responsável pelo projeto de uma linha de secagem de lignina para um cliente importante, fornecendo também os equipamentos desta linha, como o secador do tipo flash dryer, gerador de gases quentes da linha, trocador de calor do tipo condensador, etc.
O desenvolvimento deste projeto foi iniciado através de nosso software interno de balanço de massa e energia, de forma que foram calculadas variáveis essenciais do processo como quantidade de gases quentes, temperatura dos gases, quantidade de gases recirculados, etc., sendo estas variáveis utilizadas no dimensionamento dos equipamentos fornecidos pela Dynamis e equipamentos auxiliares. Além do mais, a nova planta também deveria ser integrada com o forno rotativo de regeneração de cal existente de modo que os gases do forno fossem aproveitados.
Caso 02: Aplicação na Indústria de Cimento
Outra aplicação do software para cálculo de balanço de massa e energia da Dynamis é para geração de dados de entrada em simulações em CFD (Computational Fluid Dynamics) de calcinadores de fornos de cimento.
Antes da execução de simulações em CFD, é feita uma avaliação analítica da situação existente através de um balanço de massa e energia do volume de controle a ser estudado.
Este balanço é utilizado para definir parâmetros atuais de diversas variáveis, “tirando uma fotografia” do processo como está, e é utilizado para calibrar a simulação do caso base no CFD. Posteriormente, novas simulações são feitas com objetivos como redução de NOx, aumento de capacidade de produção, utilização ou aumento do consumo de combustível alternativo para coprocessamento, etc.
A Dynamis tem expertise em diferentes áreas de estudos de engenharia, seja nas Indústrias de Cimento, Mineração, Siderurgia ou Papel e Celulose e desenvolve suas próprias ferramentas e softwares para algumas aplicações, com resultados comprovados em diversos projetos desde 2013. Análises de processos existentes, projeto de novos sistemas ou plantas, podemos ajudar a sua empresa de inúmeras maneiras, com a confiança de que a melhor solução será apresentada, e utilização de ferramentas e softwares feitos sob medida para trazer as melhores soluções para o seu processo.
Equipe Dynamis