Os benefícios da argila calcinada para a produção de cimentos são muitos, desde a redução da emissão de gases poluentes até uma maior resistência final à compressão, mas quais são as principais vantagens com custos? Descubra!
Todos os anos, diversas indústrias cimenteiras produzem bilhões de toneladas de concreto, chegando a uma média de 3,7 bilhões desses produtos produzidos anualmente, constituindo uma das maiores bases da economia mundial, tanto diretamente, empregando diversas pessoas em suas fábricas, quanto indiretamente, em setores como a construção civil, onde é o principal material em diversos países. Para produzi-los, a indústria cimenteira utiliza o clínquer, um material que gera um alto consumo térmico e elétrico, o que eleva os custos com a produção.
Com isso, diversas empresas, tanto nacionais quanto internacionais, têm buscado alternativas para reduzir os custos com essa produção, substituindo o clínquer pela argila calcinada, um material argiloso que pode ser encontrado tanto naturalmente quanto produzido artificialmente. Essa argila calcinada pozolânica, como também é conhecida, além de ajudar a reduzir a emissão de CO2 nas indústrias também podem trazer diversas vantagens econômicas para a produção de cimento.
No post de hoje da Dynamis entenda um pouco mais sobre esse material e descubra quais são os verdadeiros benefícios da argila calcinada nos seus custos com cimentos.
Benefícios da Argila calcinada no custo de fabricação do cimento.
Para realizar o processo de produção de cimento com o clínquer, ele passará por uma etapa da qual chamamos de clinquerização, que ocorre dentro de um forno rotativo, que dará a transformação da matéria-prima em clínquer e ele funciona da seguinte forma:
O material, que estará parcialmente calcinado, entrará na parte superior do forno e a gravidade em conjunto com a rotação do forno, devido a inclinação que ele terá, fará com que essa matéria-prima flua tranquilamente, chegando a um queimador que terá a temperatura da chama em 2000ºC. Também, o material, ficará em contra fluxo dos gases de combustão e a 1450ºC, o que irá completá-lo e dará a origem ao clínquer.
Além disso, para realizar esse processo, uma das etapas será feita em um moinho bruto para deixar a matéria-prima em tamanhos bem pequenos para ir para o processo de clinquerização, o que aumenta ainda mais tanto o custo térmico quanto elétrico.
A produção do cimento pozolânico, por outro lado, não precisa de um moinho bruto, pois um dos maiores benefícios da argila calcinada é que ela precisa apenas ter o seu tamanho reduzido para ser alimentada diretamente no forno. Além disso, esse material não requer clínquerização, precisando apenas ser seco e aquecido entre 700ºC e 900°C (mas a temperatura depende da argila) e ativada, para aumentar sua porosidade para aumentar a área superficial e a reatividade. No entanto, o consumo de combustível para a argila calcinada ser ativada é significativamente menor do que o clínquer.
Na produção de cimento, em alguns países, esse material substitui o clínquer em até 50% na composição do produto, sendo natural ou artificial, e pode trazer uma redução de até 25% em consumo térmico e de até 15% em consumo elétrico em relação ao outro material. Além disso, os cimentos feitos com esse tipo de argila em sua composição terão ótimas vantagens em relação a resistência à compressão final e à corrosão.
Como produzir e ter os benefícios da argila calcinada na sua indústria cimenteira
Com diversos projetos com a argila calcinada, a Dynamis desenvolveu um processo de produção da artificial com a mudança de cor de vermelho para cinza, podendo assim, depois de misturada, manter a cor característica do cimento.
Para esse processo de produção, com ou sem a mudança de cor, passará por um processo de secagem utilizando a tecnologia D-FDryer e D-HotGas. Em um forno rotativo, com D-Gasifier como queimador principal, a chave de todo o processo, é feita uma calcinação em atmosfera controlada.
Para realizar esse processo inovador, foram empregados diversos estudos para as definições e mesclas de argila de diferentes pontos da mina, parâmetros de processo, blaine ideal da argila calcinada, dentre diversas outras variáveis de processo e produto.
Conheça mais sobre a nossa solução para reduzir custos com a fabricação de cimento!
Equipe Dynamis