Essencial para os processos de fabricação na sua indústria, o queimador D-Flame trará bons resultados para você. Conheça os diferenciais!
Os queimadores são uma das partes essenciais do forno industrial. São por eles que é efetuado o processo de combustão para gerar energias para a fabricação dos produtos.
Contudo, existem diversos tipos de combustíveis que podem ser ótimas fontes de energia para sua produção, porém que exigem diferentes custos operacionais e de investimento, o que se houver uma escolha com análise técnica-comercial em sua escolha poderá acabar reduzindo custos com o forno. Porém, para utilizá-los, será necessário um queimador que atenda todas as características técnicas necessárias para que a aplicação do combustível selecionado seja aplicada da melhor maneira que produza todos os benefícios técnicos e econômicos planejados.
Sem dúvidas a melhor tecnologia em queimadores para fornos rotativo a ser utilizada é a da Dynamis conhecida como D-Flame, que tem vários diferenciais técnicos dos demais. Mas quais são estes diferenciais? Continue lendo o post de hoje e confira!
O que é o queimador D-Flame?
Desenvolvido a partir do conceito de maximizar a combustão, combinando com eficiência o ar disponível com o combustível, conceito de entrainment do ar secundário do forno penetrando para dentro da chama e realizando a combustão com o combustível disponível com maior eficiência, e utilizando das mais modernas simulações computacionais, com emprego de inúmeras horas em simulações em CFD , a partir do conhecimento teórico e prático de um corpo técnico de engenheiros com vasta experiência técnica e prática, pode-se chegar no renomado queimador D-Flame, com testes de campo exaustivo que exigiram sensores e medições para a confirmação dos dados obtidos durante seu desenvolvimento de engenharia e com os modelos computacionais em CFD que possibilitaram o lançamento dessa tecnologia que representa a melhor eficiência operacional e técnica, além de economia para seu processo.
Com isso, o D-Flame traz características únicas em relação aos demais queimadores, trazendo diversos benefícios.
Devido a tecnologia envolvida no D-Flame, é possível aumentar a eficiência de combustão, proporcionando uma redução do comprimento da chama e aumento de sua intensidade, com impactos diretos na melhoria de transferência térmica o que traduz em signigicativa melhoria da qualidade de seu produto e ganhos adicionais como melhora da colagem do forno entre outras vantagens, além de ser possível utilizar diferentes tipos de combustíveis, podendo ser empregado sólidos, líquidos ou gasoso ou até resíduos industriais, como líquidos, pastosos ou sólidos.
Além disso, outra ótima vantagem do D-Flame é a sua flexibilidade e capacidade para operação. Sendo feito sob medida para a indústria 4.0, possibilitando que o operador tenha muito mais controle dos processos. É possível realizar com ajustes em tempo real sem sair de sua sala de controle da operação, com um simples comando é possível realizar modificações instantâneas ou até mesmo realizar uma modificação com uma configuração pré programada para um determinado tipo de farinha, ou tipo de combustível, por exemplo, sempre observando e monitoramento o comportamento de seu forno.
Mas quais são as principais características dos queimadores D-Flame?
- Melhora na qualidade do produto;
- Uso de combustíveis alternativos;
- Operação fácil;
- Alta flexibilidade de operação;
- Altas velocidades de Injeção e alta pressão;
- Alto impulso de chama;
- Robustez mecânica para processos térmicos e de abrasividade;
- Elevados índices de turbulência;
- Customização específica para seu processo;
- Preparado para a indústria 4.0;
- Custo competitivo.
Com isso, ele pode ser utilizado nos mais diversos setores como cimento, cal, mineração, papel e celulose, entre outros.
Cases de sucesso com o uso da tecnologia Dynamis D-Flame
Utilização de combustíveis alternativos/residuais no queimador principal
Um dos grandes exemplos de caso de sucesso com essa substituição sólido, nos fornos da planta Degerhamn, na Suécia com uma substituição de carga térmica de aproximadamente 40%, utilizando RDF e outros resíduos orgânicos.
Outro caso de extremo sucesso é o mais novo queimador Dynamis D-Flame do forno da planta de cimento de Clinchfield, nos Estados Unidos da América, com substituição de carga térmica de 100%, utilizando biomassa.
Industria 4.0
Como inovação para a indústria 4.0, todas as válvulas borboletas do sistema do manifold de ar de ajuste do queimador podem ser fornecidas com motor elétrico para serem ajustadas remotamente pelo operador da sala de controle.
De forma simples, o operador digita o setpoint de pressão desejado e uma malha de controle PID ajusta a velocidade do soprador de ar externo ou modula a abertura das válvulas de ar tangencial e interno, para configurações preestabelecidas de níveis de produção, qualidade de farinha, características dos combustíveis, etc. Ajustes finos também podem ser feitos remotamente pelo operador, sem sair da sala de controle.
A Dynamis já desenvolveu diversos projetos e casos de sucesso de otimização da injeção de resíduos sólidos, de automação, de aumento de produção e de melhoria na qualidade de produto, com a tecnologia D-Flame, graças a inovação tecnológica aplicada em seu desenvolvimento para a obtenção da melhor combustão.
Entre em contato com a Dynamis e faça uma consulta por um D-FLAME sob medida para seu forno.
Equipe Dynamis