A redução de gases poluentes na sua indústria trará ótimos benefícios para o meio ambiente e para sua empresa. Entenda a importância!
A redução da emissão de gases poluentes tem sido um dos assuntos mais debatido no mundo nos últimos anos. Sendo a maior parte deles emitidos pelos processos das indústrias, apenas no ano de 2018 foram liberados cerca de 37 bilhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, sendo ele apenas 1 dos muitos gases poluentes que são emitidos todos os dias. O CO e o NOx (óxido de nitrogênio), outros importantes gases, por exemplo, produzem juntos por ano cerca de 478,4 mil toneladas.
Muitas vezes essas altas taxas de emissões acontecem por diversas causas que podem ser desde um processo de combustão mal ajustado, devido a diversos fatores, até a matéria-prima utilizada para a realização de todo o procedimento, como é o caso do clínquer na indústria cimenteira.
No entanto, ao que tudo indica essa realidade está prestes a mudar. Depois de diversas negociações e estudos sobre a poluição e o mal que esses gases podem causar, no ano de 2015, na cidade de Paris, na França, 195 países assinaram um acordo para reduzir essa emissão, principalmente do CO2, devido à alta taxa de liberação desse gás.
No post de hoje abordaremos porquê foi necessário a realização desse acordo e qual é a importância da redução de gases poluentes para a sua indústria.
Por que esses gases são emitidos?
Em algumas indústrias como a cimenteira, de cal ou de celulose, para a calcinação de suas matérias-primas, elas utilizam fornos rotativos que são bem semelhantes e podem provocar a emissão de diversos gases poluentes, como o CO2, THC e NOx.
Esses gases são gerados na combustão necessária para gerar a alta temperatura requerida no processo. Os fornos de cal e clínquer, adicionalmente, liberam o CO2 que estava retido na matéria prima em forma de carbonato.
Parte dos gases poluentes gerados, como o CO2, é inerente ao processo de fabricação, que não pode ser eliminado, mas todos podem ter seu volume reduzido com algumas tecnologias já existentes. Desta forma, o CO e o THC podem ser reduzidos com melhoria na combustão, o SOx e o NOx podem ser reduzidos com o uso de combustíveis alternativos e ajustes no processo.
Qual é a importância da redução desses gases para a sua indústria?
A emissão desses gases no meio ambiente intensifica o efeito estufa, além de causar as chuvas ácidas que são formadas pelo contato dos dióxidos e enxofres no ar que entram em contato com as gotas e causam o processo.
No entanto, adotando uma solução na redução da emissão desses gases poluentes, a sua indústria não só beneficiará o meio ambiente e as pessoas que são afetadas por eles, como também trará benefícios para a própria indústria, visto que essas soluções também ajudarão a melhorar todo o seu processo de produção. Em relação aos custos, em geral, eles aumentam, não diminuem, e os governos são obrigados a impor multas para que as indústrias evoluam tecnologicamente; em muitos países, as fábricas passaram a ser obrigadas a tratar os gases antes de liberá-los na atmosfera nas últimas décadas, isso contribui para a pressão que as fábricas sofrem para redução de custos, uma possibilidade bastante viável é o uso de combustíveis alternativos mais baratos, porém a emissão de gases poluentes pode ser aumentada; alguns combustíveis alternativos possuem mais enxofre e cloro que os tradicionais mais caros, e com isso a emissão de NOx e HCl aumenta; outros, porém, como as biomassas contribuem para a redução da emissão de CO2; normalmente, os combustíveis alternativos têm poder calorífico mais baixo, maior umidade e dimensões, o que pode prejudicar o processo se não for desenvolvido um bom projeto de preparação, dosagem e combustão, aumentado assim a geração de CO e THC.
Soluções para reduzir a emissão de gases poluentes na sua indústria
Redução de CO2 no setor industrial
Sendo um dos setores industriais que mais emitem o CO2, a indústria cimenteira tem esses números devido a reação da calcinação no processo de clinquerização, fazendo com que 35% da massa do feed do forno se torne esse gás.
Por isso, uma das melhores soluções para a redução dessa emissão é a substituição do clínquer por outro material na produção de cimento, como a Pozolana por exemplo, que pode substituí-lo em até 50% nesse processo e reduz drasticamente o CO2 no setor industrial.
Além disso, essa substituição diminuirá em 25% o consumo térmico e em 15% o consumo elétrico de sua produção de cimento.
Também é possível reduzir a emissão de CO2 com o uso de combustíveis alternativos derivados de biomassa. Muitas plantas têm aproveitado a disponibilidade regional de rejeitos da indústria agrícola e de transformação como casca de palha de arroz, pó de madeira, moinha de carvão vegetal, etc.
Outra forma direta de redução da emissão de CO2 é o aumento da eficiência do processo, ou seja, a diminuição do consumo de combustíveis para uma determinada produção. Isso pode ser obtido com melhora na troca térmica entre os gases de combustão e a matéria-prima, redução de perdas de calor para o ambiente e manutenção da instalação para que menos ar frio ambiente seja aspirado para dentro do processo por frestas.
Redução de NOx
Muitas indústrias já são obrigadas por lei a adotar uma postura mais sustentável, no entanto, devido as altas temperaturas de seus fornos há uma emissão significativa de NOx e elas acabam sendo obrigadas a implementar técnicas de pós tratamento; a mais comum injeta amônia que é um líquido para o abatimento desse poluente, o que afeta consideravelmente os seus custos operacionais.
Por isso, a Dynamis desenvolveu uma solução completa e customizada para cada indústria onde através de uma coleta de dados, uma simulação da condição operacional atual e um estudo de engenharia envolvendo métodos e ferramentas para avaliações do forno, conseguimos definir quais dispositivos e processos terão mais efeito na redução de NOx, o que ocasiona também em uma redução de custo com o abatimento. Dentre elas está a combustão estagiada em calcinadores e os queimadores low NOx.
Redução de CO
O CO é gerado por deficiência na combustão, tanto no forno rotativo quanto no calcinador. Normalmente, a principal fonte é o calcinador, onde as temperaturas são mais baixas e onde há maior utilização de combustíveis alternativos, que, em geral, são mais difíceis de queimar.
Para isso, a Dynamis tem soluções desenvolvidas com o auxílio de CFD e com a experiência da aplicação de muitos projetos e equipamentos em diversos segmentos industriais. Para fornos rotativos, a melhora na eficiência da combustão pode ser obtida através de seu queimador D-Flame que devido a geometria otimizada de sua cabeça de queima e configuração do ar de ajuste que melhora significativamente a mistura do secundário com o combustível, o que acaba resultando em uma melhor combustão e a redução na emissão de CO nos calcinadores, o local e a forma de injeção do combustível são essenciais para a redução de CO.
Conheça mais sobre nossas soluções
Equipe Dynamis