Entenda como a utilização de alguns combustíveis alternativos pode ajudar a sua indústria a reduzir os custos com clínquer!
Os combustíveis são essenciais na produção de diversos setores industriais. Eles são a fonte de energia para o forno e ajudam a dar origem a muitos materiais, como o cimento, que são utilizados em outros setores, como o de construção civil, por exemplo.
Para fabricar o cimento, é necessária a produção do clínquer primeiro, uma vez que mesmo utilizando métodos para substituí-lo por argila calcinada ou pozolana, não o faz completamente. Para produzir esse material, existe o processo industrial da clinquerização, que mistura a matéria-prima do clínquer e aquece em um forno até 1450 Graus Celsius, o que faz com que a empresa tenha um grande custo com combustíveis para essa produção.
Por esse motivo, muitas indústrias encontraram na utilização de combustíveis alternativos, uma ótima forma para reduzir os custos do clínquer. No post de hoje da Dynamis falaremos um pouco mais sobre eles e te mostraremos qual é o impacto disso na fabricação do seu cimento!
O que é combustível alternativo?
Desde o descobrimento do fogo, lá na pré-história, a humanidade tem percebido o quanto o combustível é importante para a nossa vida e até para a nossa existência. Eles são a fonte de energia que move o mundo, utilizados em diversos setores, desde o produtivo, como em uma indústria, até no nosso dia a dia, como nos automóveis.
Indo desde a madeira e o carvão, até o petróleo e o etanol, sabemos que há, no mundo, uma quantidade imensa de fonte de energia que podem ser utilizadas para diversas atividades e processos, e em vários setores do mercado.
Para realizar a maioria dos processos, sejam eles industriais ou não, são utilizados o que chamamos de combustíveis fósseis, ou seja, todos aqueles que são formados por meios de processos naturais, tais como o carvão, petróleo, gás natural, entre outros, que são muito utilizados na fabricação de cimento, mas trazem um alto custo ao clínquer.
Os combustíveis alternativos, por sua vez, são todas as fontes de energia não provenientes dos convencionais e eles podem ser muito úteis para os processos de fabricação, sobretudo o de cimento, onde há um grande custo com combustível em seus fornos.
Mas como esses tipos de combustíveis podem diminuir o custo do clínquer?
Como citado acima, o clínquer é um material obtido a partir de um processo conhecido como clinquerização. Ele funciona da seguinte forma:
Depois de feito uma mistura homogênea com a sua matéria-prima, ela é introduzida em um forno rotativo, onde será aquecida até 1450 ºC, o que se dá o processo de clinquerização. Para realizá-lo são usados combustíveis para alimentar o forno que, na maioria das vezes, são utilizados os fósseis, como o petróleo, carvão, dentre outros, que, além de não serem renováveis, são de alto custo para a sua produção.
Utilizar o combustível alternativo vai ajudar a reduzir esses custos com o clínquer, além de poluir um pouco menos o ambiente, dependendo de qual será utilizado. Mas como você poderá alterar o combustível sem prejudicar a sua qualidade?
Como reduzir os custos do forno com a utilização de combustíveis alternativos?
Para reduzir os custos do clínquer em sua produção, será necessário reduzir os custos com o forno, fazendo a utilização de combustíveis alternativos para isso. Existem duas formas de realizar essa substituição.
A primeira delas é a utilização deles no calcinador que, para manter a qualidade do clínquer e ainda assim atingir a substituição do combustível acima de 70%, a Dynamis realizou diversos estudos e trabalhos que permitiram que definíssemos as características mínimas a serem atendidas por um sistema de manipulação e injeção de combustíveis alternativos para que seja robusto e de alta confiabilidade, porém, ainda assim, mantendo um simplicidade em seu conceito e instalação.
Para isso, com o emprego de simulações em softwares CFD e softwares próprios, a Dynamis, levando em consideração diversos parâmetros de operação (temperaturas, concentração de oxigênio, velocidade de gases), a geometria do calcinador (e da caixa de fumaça / duto de ascensão) e as características do combustível, desenvolveu um método para a definição de quantidade ótima e os melhores pontos de injeção desses tipos de combustíveis, seja no calcinador ou na caixa de fumaça / riser duct.
Outro método de reduzir os custos do forno e, consequentemente, do clínquer, é a utilização de combustíveis alternativos no queimador principal. Para isso, você pode utilizar o D-Flame, que foi desenvolvido com olhos para melhorar a combustão, tanto com os combustíveis principais quanto com os alternativos, tornando-se uma ótima opção para a sua produção!
Equipe Dynamis