Realizar a moagem e secagem de combustível no seu processo industrial pode impactar o financeiro da sua empresa positivamente. Entenda!
O objetivo de todo setor industrial, sem importar o tamanho da empresa, é obter um alto desempenho com os seus processos, um ótimo custo-benefício com suas operações e, claro, gerar lucros para o negócio.
No entanto, dependendo do setor em que ela atua, os lucros podem ficar um pouco menores devido ao alto custo em diversas etapas dos processos industriais. Sabendo disso, muitas empresas procuraram maneiras de reduzir custos com suas operações, sobretudo com o combustível para dar energia à combustão, que são uma das maiores despesas da indústria.
Diante do alto preço dos combustíveis, uma ótima forma que encontraram para reduzi-lo foi utilizar combustíveis alternativos como o carvão mineral, carvão vegetal, entre outros.
Para isso, foram instaladas em algumas indústrias, unidades de moagem e secagem de tais produtos, mas qual é o verdadeiro impacto financeiro da moagem e secagem de combustível no processo industrial? Entenda no post de hoje da Dynamis.
O que é moagem e secagem de combustíveis e por que impacta financeiramente no processo industrial?
A moagem e secagem de combustível sólido é um processo realizado para moê-lo e deixá-lo mais fino para ser destinado as operações de fabricação de indústrias como as de cimento, de celulose, dentre muitas outras, para melhorar ainda mais a sua combustão.
Sendo comumente usados em combustíveis, como o carvão mineral, carvão vegetal, entre outros, a utilização de um moinho para realizar a moagem e secagem deles pode ajudar a indústria a ter uma redução de custo com todo o processo, visto que a utilização desses tipos de combustíveis no calcinador ou queimador principal também é uma das melhores formas de reduzir os custos com o forno.
Esta moagem pode ser feita com dois tipos de moinhos.
Tipos de moinho para a moagem e secagem do combustível
Moinho de bola
Sendo bastante utilizados para a operação de moagem de carvão, os moinhos de bola têm uma forte ventilação e todos os produtos moídos são transportados até o equipamento separador, um ciclone ou uma peneira.
Devido as suas características de processo e sistemas de mecanismos simples, eles têm se comprovado bem satisfatórios, sobretudo na moagem de carvões abrasivos e com alto teor de cinzas. Além disso, uma das suas maiores vantagens é a grande resistência por abrasão, junto com a vantagem de baixo custo para a reposição de peças, quando necessário.
Nele, normalmente o material passa primeiro por uma câmara de secagem que é protegida por placas de revestimento, de aço fundido de alto cromo, que são resistentes ao desgaste e elementos levantadores em aço carbono.
A primeira fileira deles transporta o material para o interior, de modo que mantenha a entrada desimpedida enquanto as demais promoverão a ida dos materiais úmidos e novos para a corrente de ar quente.
Moinho verticais de rolos
Os moinhos verticais de rolo possuem uma carcaça cilíndrica com uma seção superior em formato de domo para proteção contra alguns efeitos de explosões, além de contemplar superfícies internas que não são horizontais para evitar a disposição do pó de carvão e a ignição espontânea.
O início da moagem e secagem do combustível, como o carvão, por exemplo, se dá em uma mesa rotativa e alguns rolos de moagem, que podem ser 2, 3, 4, etc… O princípio atual é similar, com o combustível novo alimentado no centro da mesa e dela passará pelo espaço que existe entre os rolos e a mesa, quanto será comprido hidraulicamente, com o material moído sendo arrastado pelo fluxo de ar quente.
Desenvolver um projeto de moagem e secagem de combustível na indústria pode ser um investimento um pouco alto, mas a queda de custo com o uso de combustíveis alternativos trará um grande impacto financeiro a sua indústria, tornado o projeto de instalação desse equipamento para a moagem um ótimo custo-benefício!
Equipe Dynamis