O alto custo com combustível no forno da sua indústria pode ser avaliado através de alguns estudos. Confira!
Os combustíveis são uma das partes mais importantes de uma indústria. São eles que geram energia para os fornos realizarem os seus processos. No entanto, na medida em que ele é muito importante para as operações industriais, também pode acabar gerando um alto custo para essas empresas, uma vez que eles ocupam entre 1 e 10% dos custos e despesas.
No post de hoje da Dynamis te mostraremos como você poderá avaliar se o seu forno está tendo um grande gasto com os combustíveis e apresentaremos maneiras de contornar a situação para a sua indústria obter uma redução desses custos. Confira abaixo!
O que faz haver um alto custo com combustível no forno?
Como citado acima, os combustíveis são a principal fonte de energia para o forno. Sem eles não há processo de combustão e, consequentemente, algumas das operações industriais param.
O alto custo com combustível no forno, na maioria das vezes, se deve a ineficiência enérgica, que acontece devido a uma entrada de ar falso, combustão incompleta e gases de saídas em altas temperaturas, o que gera maior consumo de combustível e aumenta os custos com eles.
No entanto, a eficiência de suas operações pode ser melhorada através de alguns processos e estudos.
Como avaliar se estou tendo um alto custo com combustível no forno?
Um estudo de eficiência enérgica em seus processos industriais pode te ajudar a avaliar se as suas operações estão tendo um alto custo com combustível no forno ou não, pois esse tipo de estudo visa identificar as condições de operação que prejudicam a eficiência do sistema.
A equipe da Dynamis, por exemplo, utiliza de sua vasta experiência na área térmica, de energia e fluídos para identificar processos que podem ser otimizados e propor alternativas para um aumento na eficiência enérgica do forno, que atendam às necessidades do cliente, respeitando as limitações de operação do sistema.
Nesse estudo, a Dynamis realizará a:
- Análise das condições atuais de operação do sistema ou equipamento a ser estudado, identificando possíveis pontos de ineficiência;
- Avaliação das alternativas de redução de perda;
- Elaboração de um relatório com os resultados encontrados e o parecer da equipe técnica.
Como reduzir os altos custos com combustível no forno?
Com um estudo de eficiência enérgica nas operações de seu forno, a equipe da Dynamis conseguirá avaliar alternativas para que consiga uma redução nesses custos e ainda melhorar o desempenho de seus processos.
No entanto, também há outras formas de reduzir esse alto custo com combustível no forno e uma delas é a utilização de resíduos e combustíveis alternativos no calcinador ou no queimador principal.
Desde o nosso primeiro projeto de sistema de combustão com resíduos, em 2004, já realizamos mais de 50 trabalhos envolvendo a utilização de combustíveis alternativos. Todos eles com diversos tipos de resíduos e para as plantas dos principais grupos cimenteiros, o que nos permitiu definir as características mínimas a serem atendidas por um sistema de manipulação e injeção de combustíveis alternativos, para que este seja altamente robusto e de alta confiabilidade (e assim possa atingir os níveis de substituição acima de 70% sem comprometer as operações nem a qualidade do clínquer), porém ainda assim mantendo uma simplicidade em seu conceito e instalação.
Isso foi possível com base no emprego de simulações em softwares CFD na base de toda a tecnologia. Com isso, a Dynamis desenvolveu um método para definição de ótima quantidade e os melhores pontos de injeção desses combustíveis seja no calcinador, seja na caixa de fumaça/rise duct.
Para isso, foram levados em consideração diversos parâmetros de operação, como as temperaturas, concentração de oxigênio e velocidades dos gases; além da geometria do calcinador e as características dos combustíveis.
Além disso, uma ótima forma de reduzir os altos custos dos combustíveis no forno com alternativos e alguns resíduos, é a instalação de um queimador principal como o D-Flame, por exemplo, que foi desenvolvido para melhorar a combustão, tanto do combustível principal como dos alternativos.
Equipe Dynamis