Entenda mais sobre os combustíveis sólidos e gasosos e descubra como poderá utilizá-los em sua indústria!
Combustíveis são uma das partes mais essenciais para realizar os processos industrias de uma empresa. Eles são importantes para o funcionamento dos fornos industriais e para realizar e melhorar o processo de combustão.
No entanto, devido à algumas crises que vem acontecendo nesse mercado, o preço dos combustíveis líquidos como a gasolina e o óleo diesel tem aumentado a cada dia. Para conseguir uma economia com os seus processos de combustão, muitas empresas têm procurado maneiras de usar combustíveis alternativos sólidos e gasosos, como o carvão e o gás natural.
No post de hoje da Dynamis mostraremos para você qual é a melhor alternativa para a sua indústria, quais são os países que mais tem essa flexibilidade de combustíveis e em quais queimadores poderá utilizar mais de um tipo.
Combustíveis sólidos e gasosos
Os combustíveis sólidos são utilizados pelos seres humanos desde o começo de nossa história. Atualmente, eles são muito utilizados no processo de combustão para gerar energia nos meios de transporte e principalmente nas indústrias.
São variados os tipos de combustíveis sólidos para a realização dos processos industriais, mas os mais comuns são o carvão e o coque de petróleo. Embora o segundo tenha um alto conteúdo de enxofre, eles são ótimas opções de redução de custo comparado ao carvão mineral, óleo e até mesmo em relação ao coque de petróleo de baixo enxofre.
No entanto, altos índices de enxofre no combustível é correlacionado a maior recirculação de finos. Essa quantidade de pó, em geral, pode comprometer a estabilidade do forno e consequentemente o tamanho e formato dos cristais de clínquer.
Para solucionar esse problema, a Dynamis possui a tecnologia D-Flame que, devido a geometria otimizada da cabeça de queima e os parâmetros operacionais do projeto relativos ao ar primário, principalmente fluxos, pressões e velocidades de injeções do queimador, compensam os efeitos negativos do enxofre no forno.
Para comprovar o sucesso de nossa tecnologia, um dos casos aconteceu na Votorantim Cimentos, na cidade de Rio Branco do Sul no estado do Paraná onde, após instalarmos o nosso queimador em um forno W8, mesmo operando com um coque de petróleo de alto enxofre (cerca de 5 a 6%), o forno se estabilizou mais rápido do que de costume, além de criar cristais de clínquer 14% menores em comparação com os resultados do forno com o queimador anterior.
Os combustíveis gasosos, por sua vez, podem ser subprodutos de processos industriais, como o GLP, que é obtido através do petróleo; e também podem ser de reservatórios naturais, do qual chamamos de gás natural.
Atualmente, esse tipo de combustível é muito utilizado nas indústrias estadunidenses, não à toa, eles são os maiores consumidores de gás natural para processo industrial, com bastante flexibilidade no uso de combustíveis alternativos.
Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada pela Energy Information Administration (EIA), no ano de 2017 era consumido, somente nesse setor, 9.8 quadrilhões de btus, e espera que esse valor cresça cerca de 40% até o ano de 2050, passando para 13.7 quadrilhões de btus.
Isso está acontecendo porque a substituição de combustíveis líquidos para sólidos ou gasosos é uma ótima alternativa de menor custo, se colocá-los em comparação.
O que é preciso para realizar a substituição de combustível líquido para sólido ou gasoso?
No entanto, antes de realizar a substituição de combustíveis líquidos para sólidos ou gasosos, serão necessários alguns ajustes nas condições de operação do sistema, tais como a instalação de moinhos para a redução de granulometria do combustível, no caso de sólidos, ou ajuste na geometria do queimador, em caso de gasosos.
Para te auxiliar na tomada da decisão, na Dynamis realizamos um estudo de viabilidade técnica da substituição, verificando também se o tempo esperado de retorno do valor do investimento vai de acordo com as necessidades do cliente. Caso aprovada a substituição, elaboramos projetos relacionados à troca de combustível e podemos também fornecer equipamentos cuja aquisição será necessária, sempre visando o aumento na produtividade e a redução de custos para o cliente.
Qual é a melhor opção de combustível para a indústria?
O valor calorífico é definido devido a uma quantidade de energia térmica produzida com a combustão completa de 1kg de combustível, que é expresso por uma unidade chamada de quilojoule por kg e quanto maior o valor dele, maior será a sua eficiência.
O valor calorífico do combustível gasoso é maior do que os sólidos e os líquidos, o que significa que liberará uma grande quantidade de energia ao ser queimado.
Além disso, esses tipos de combustíveis geram menos poluição ao ar.
Posso utilizar mais de um tipo de combustível?
No entanto, devido algumas crises no gás natural que aconteceu há alguns anos, para mitigar o risco de combustível, alguns países, como os Estados Unidos, procuraram alternativas multicombustíveis para as suas indústrias, reconhecendo que a flexibilidade dele é vital para garantir energia para os processos de combustão.
Com isso, as empresas que forneciam queimadores para os seus fornos começaram a se adaptar para fornecer uma alta flexibilidade para as indústrias e surgiu tecnologias como o D-Flame, da Dynamis.
Devido a tecnologia envolvida nesse queimador, desenvolvida a partir de modernas ferramentas matemáticas, é possível aumentar a eficiência dos fornos que podem utilizar diferentes tipos de combustíveis. Utilizando o D-Flame haverá ganhos de eficiência usando carvão, coque de petróleo, gás natural, GLP e outros combustíveis líquidos como o diesel, além de outros ultra viscosos.
Além disso, outra grande vantagem na utilização da nossa tecnologia é a sua flexibilidade, onde poderá utilizar dois tipos de combustíveis simultaneamente, como o sólido e o gasoso, além de poder mensurar os resultados. Além de isso ser feito sob medida, possibilitará ao operador um melhor controle de processo, onde será possível realizar o acompanhamento momentâneo do perfil térmico, ritmo de aquecimento, quebra de anéis, eliminação de pontos quentes, entre outros.
Conheça mais sobre a nossa tecnologia!
Equipe Dynamis