Conheça todos os benefícios da Argila Calcinada e entenda como ela pode melhorar a sua produção de cimento em todos os quesitos!
A
produção de cimento com base na matéria-prima clínquer gera um alto custo no
consumo térmico e elétrico para as indústrias, além de ser um dos maiores responsáveis pela emissão de
CO2, um dos principais gases poluentes da atmosfera.
No entanto, segundo diversos estudos, inclusive da Dynamis, há uma alternativa sustentável que vai reduzir os custos totais da produção de cimento. É o caso das Argilas Calcinadas ou Pozolanas industriais e nesse post te mostraremos tudo o que você precisa saber sobre ela para melhorar e reduzir custos da sua produção.
O que são as argilas calcinadas?
Sendo de origem vulcânica, a Pozolana natural é uma rocha constituída por uma mistura quase homogênea de materiais argilosos, silites e areias. Embora sejam comumente encontradas em alguns países, podem ser produzidas a partir de um processo industrial, sendo conhecidas como argilas calcinadas pozolônicas.
Na tecnologia desenvolvida pela Dynamis, o processo de produção desse material passa por uma secagem através de nossos equipamentos D-FDryer e D-HotGas. Depois, em um forno rotativo é feita uma calcinação em atmosfera controlada. Para que isso ocorra, utilizamos o equipamento D-Gasifier como queimador principal do nosso forno e a chave para todo o processo de produção inovadora baseado em diversas pesquisas visando trazer uma solução com ótimos benefícios para as indústrias de cimento em suas atividades produtivas.
Além disso, em nossos projetos com a produção de Pozolana, a Dynamis também conseguiu desenvolver um processo de mudança de cor, de vermelha (sua tonalidade natural) para cinza para não alterar a cor do cimento.
Benefícios de sustentabilidade da Argila calcinada pozolônica.
A produção de cimento é um dos processos industriais que mais emitem CO2. Segundo estudos, atualmente são produzidas cerca de 4 bilhões de toneladas de cimento que emitem cerca de 1.5 bilhões de dióxido de carbono na atmosfera, tornando essa indústria a segunda maior em emissão de gases poluentes, ficando atrás apenas do agronegócio.
No entanto, segundo estudos e estatísticas, cerca de 90% dessa emissão está relacionada ao clínquer, que pode ser substituído em parte pela Argila Calcinada Pozolônica.
Em diversos países, tanto a Argila Calcinada Pozolânica como a Pozolana natural podem substituir em até 50% o clínquer na produção de cimento, oferecendo uma drástica redução na emissão de CO2 e ótimas vantagens na resistência final e à corrosão.
Benefícios na redução de custo da produção de cimento com a Argila Calcinada.
Além de ter uma emissão de CO2 consideravelmente grande, a produção de cimento com base na matéria-prima clínquer também tem um alto custo para esse setor industrial. O custo de combustíveis e de energia elétrica representam os maiores custo nessa indústria.
A substituição de Clínquer por Argila Calcinada Pozolânica traz uma significativa redução nos custos térmicos e elétrico, com cerca de 25% e 15%, respectivamente, devido à diferença de custo de produção desses materiais.
Como encontrar a melhor solução para a sua indústria de cimentos?
Para implantar o processo de substituição de clínquer para Argila Calcinada Pozolânica e reduzir os custos na sua produção de cimento, você pode contratar a nossa solução, que foi elaborada através de diversos estudos para definir a mescla ideal de argila.
Você pode entrar em contato conosco e conhecer mais sobre as nossas soluções para a sua indústria através de nosso site.
Equipe Dynamis