Entenda como a simulação da modelagem de calcinadores pode ser fundamental para melhorar seu processo de combustão!
A Dynamis trabalha com ferramentas de simulações de CFD (Computational Fluid Dynamics) com o objetivo de prever o comportamento de diferentes processos para melhor entendimento dos fenômenos térmicos relacionados a cada aplicação.
Uma das principais aplicações das simulações CFD é a modelagem de calcinadores, onde são simulados diferentes designs e geometrias da câmara de combustão, ou os melhores pontos de instalação de queimadores para garantir a melhor solução de combustão para o seu processo. verificando adicionalmente outros pontos de melhora, como a forma de injeção de combustível alternativo, integrando com os demais parâmetros de operação, ou até mesmo a redução de emissão de NOx.
Inicialmente, realiza-se uma simulação com as condições operacionais atuais no equipamento do nosso cliente, no chamado caso base. Isto nos permite validar os resultados obtidos através da comparação com os dados coletados durante levantamento em campo. Para um melhor entendimento geral do processo, também é realizado o balanço de massa e energia.
Importante ressaltar que o levantamento de campo seja realizado por um profissional com boa experiência, para as corretas medições de campo e que buscará diversas variáveis de processo, assim como em condições diferentes de operação de forma que se possa ter uma maior sensibilidade do impacto dessas variáveis de processo nos principais parâmetros de operação do forno (produção, consumo térmico, perfil de temperaturas dos gases e do material, etc.).
Em seguida, simula-se diferentes casos, alterando as geometrias da câmara, posicionamentos para o queimador secundário, etc, realizando assim a seleção da solução mais adequada para as necessidades do nosso cliente.
Em um de seus estudos, a Dynamis realizou o fornecimento de dois queimadores secundários D-CBURNERs. Para obter os melhores resultados, um modelo em CFD do calcinador do cliente foi criado e os processos de combustão, calcinação e transferência de calor estudados, com o objetivo principal de calcular a redução na emissão de NOx proporcionado pela utilização dos D-CBURNERS. No modelo estudado pela Dynamis, direcionado na não formação dos chamados “hot spots”, foi obtido com êxito a redução de NOX pela nova posição e pela nova tecnologia dos novos queimadores secundários da Dynamis.
Após analisar diferentes geometrias e posições para os novos queimadores, a Dynamis obteve uma nova configuração que permitiu uma redução de 15% na emissão de NOx e proporcionando uma redução de gastos no consumo de amônia equivalentes a US$ 173.000,00 ao ano.
Após a implementação do queimador da Dynamis em 2019 foi possível comprovar os resultados obtidos nos estudos em CFD, com uma redução de NOx maior do que os 15% obtidos no estudo, apresentando valores acima de 25%, conforme medições do próprio cliente.
A Dynamis apresenta uma vasta gama de projetos de CFD, com mais de 100 estudos para os mais diversos casos, assegurando sempre um trabalho da mais alta qualidade para o seu projeto. Visite nosso site em dynamis-br.com para conhecer mais.
Equipe Dynamis