Descubra como o D-BMS pode ser importante para o controle da queima e a chama do seu queimador.
Burner Management System, ou apenas BMS, é um sistema que controla a queima e a chama de seu queimador, seja do forno rotativo, do calcinador, do queimador do gerador de gases quentes ou da caldeira, ou até mesmo do queimador piloto para acendimento.
A Dynamis dispõe de uma solução completa para sua planta, incluindo Safety PLC, com Interface Homem-Máquina (IHM) própria e interativa, com capacidade de controle remoto e integrado em sua planta, seguindo os padrões de automação e protocolos de sua planta, sempre atendendo as melhores normas de segurança e combustão, como por exemplo as normas da NFPA ou da EN.
O BMS Safety PLC da Dynamis é projetado 100% com nova lógica desenvolvida pela própria Dynamis, dedicada ao seu caso, com todas as especificações de sua aplicação, contendo toda a sequência de ignição e combustão exclusivamente para a sua operação, para que o painel local, ou o painel remoto em sua sala de controle, informe exatamente em qual componente ou em que posição da sequência de combustão estará um possível erro ou falha.
Qual sua principal aplicação?
Com o BMS é possível gerenciar o queimador de forma eficiente e principalmente segura, com qualquer combustível utilizado.
A Dynamis realiza um projeto dedicado e exclusivo para sua aplicação, pois cada forno tem suas peculiaridades de processo como temperaturas, combustíveis, níveis de gases e particulados que exigem características únicas de combustão e de seu monitoramento. Deste modo a Dynamis programa uma lógica de diagnóstico e detecção de possíveis falhas ou erros para atender cada necessidade do cliente, na qual o operador será avisado exatamente onde na sequência de testes de diagnósticos estará a ocorrência com informação precisa seja em um painel local ou em sua sala de controle.
Neste processo de customização, a Dynamis informa a seus clientes a lógica de modo a tratar abertamente a programação, e não mais como uma caixa preta em que muitos dos casos os clientes não sabem exatamente onde está a falha ocorrida. Como fornecedor da lógica, a Dynamis ainda não dá permissão para o cliente realizar modificações na programação do BMS, o que mantém a integridade do sistema, mas a Dynamis continuará presente e próximo do cliente para discutir qualquer modificação necessária que o processo necessite.
O BMS Safety PLC da Dynamis tem um sistema próprio que é interligado a planta, juntamente com todos os componentes de controle do queimador, seja os cavaletes de válvulas de combustíveis, os ignitores e todos os sensores de monitoramento, como os sensores de chama. É possível controlar a vazão de dos combustíveis, para controle da chama, carga térmica, controle de temperatura e mais, dispondo de sensores e atuadores para abrir ou fechar válvulas de bloqueio, monitores de chama, pressostatos e Switch de temperatura para by-pass de alta temperatura (sistema de segurança).
A utilização do D-BMS da Dynamis tem uma ampla gama de aplicações, que vai de queimadores para fornos rotativos, de calcinadores a queimadores de geradores de gases quentes ou para caldeiras com ampla flexibilidade e sempre focado nos padrões de segurança e seus protocolos.
Controlador Lógico Programável
O CLP (Controlador Lógico Programável) do BMS Safety PLC da Dynamis conta com entradas e saídas para os cavaletes de válvulas, transmissores de pressão e toda a instrumentação dos projetos de queimadores Dynamis, sejam eles para fornos rotativos ou calcinadores, além de uma solução para os queimadores pilotos. Atende qualquer especificação e potência de queimador e o projeto da Dynamis segue os padrões aplicáveis à planta do cliente.
Este CLP se comunicará com a planta via rede pelo protocolo padrão de sua planta, como por exemplo o Ethernet/IP, entre os sinais de campo e o BMS. A lógica da programação do CLP é feita pela Dynamis, integrando ao IHM, para apto dentro dos parâmetros de operação do projeto.
IHM e painel elétrico
O IHM da Dynamis, ou Interface Homem-Máquina, é a forma como o operador poderá controlar diretamente, em campo, através de sua tela touch screen, as informações do processo relacionado aos queimadores. É um software intuitivo e fácil de usar. O BMS da Dynamis além de operação local, também permite a operação remota através do sistema supervisório da sala de controle da planta.
A IHM do BMS Safety PLC da Dynamis também conta com um painel elétrico em aço carbono, que atende todas as normas de segurança previstas, confeccionado com a melhor qualidade e eficiência. Possui uma excelente organização interna, que garante fácil manutenção e detecção de problemas, capaz de realizar as conexões e interligações com diversos equipamentos na planta.
Em casos onde a planta não possui um PLC para controle de processo, o próprio BMS Safety PLC da Dynamis pode ser programado para controlar variáveis como temperatura, vazão dos combustíveis, etc, gerando dados de registro de todas as variáveis.
Se você tem problemas com seu BMS atual, pois ele é uma caixa preta que não tem informações precisas, contate a equipe da Dynamis para modernizar os padrões de segurança de seu sistema de combustão.
Equipe Dynamis